quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bruxas na Moda

                Abençoados sejam!!


          Vim hoje aqui para postar o texto de que lhes falei na postagem passada: Bruxas na Moda. É um texto antigo sobre uma novela das seis da Globo que abordaria magia e bruxaria.

         
Assim que eu soube da nova novela das 6 da Rede Globo, comecei a ficar preocupada, aliás, muito preocupada. De acordo com minhas pesquisas, a novela versará sobre a Wicca, a Deusa e as Bruxas. Certo, até aqui estamos todos bem. O que me preocupa é a repercussão que tal novela possa vir a ter. Como tudo o que surge na Rede Globo acaba virando moda, tenho receio que a Arte também acabe virando um modismo, ou seja, depois do dia 14 de maio é bem provável o surgimento de centenas de pessoas, principalmente, adolescentes, dizendo-se Bruxas sem nem ao menos saber, ao certo, o que realmente estão fazendo e o que significa isto. Por outro lado, a divulgação da Wicca por uma emissora como a Globo pode se tornar um evento interessante, uma vez que, a partir disto, podem surgir Bruxas de verdade e que até então não tinham informações suficientes sobre a religião da Deusa. Porém, isto me deixa com um pé atrás, porque não sei se um assunto tão importante e sério como a Bruxaria, será tratado com o devido respeito e atenção de que merece.
Como tudo na Natureza tem o lado bom e o lado mal, é preciso ficar de olho em qualquer passo em falso que a autora da novela possa dar se não tiver um conhecimento sólido sobre o que está escrevendo.
Para muitas pessoas que têm um conhecimento superficial sobre a Arte, tais fatos podem passar despercebidos, porém, ao ler uma das inúmeras reportagens sobre a novela, fiquei apreensiva com um fato: determinada atriz vai interpretar uma Bruxa do bem. Certo, e quem será que vai fazer a Bruxa do mal? Ah sim, agora lembrei. A atriz Cássia Kiss fará a vilã e, imagino eu, será a Bruxa do mal. Há dois pontos extremamentes importantes a se destacar aqui:
Primeiro: é um erro absurdo classificar Bruxa do bem e Bruxa do mal. Para escrever uma história sobre Bruxaria é imprescindível que o autor saiba o que está escrevendo. Desde que o mundo é mundo, sabe-se que não existe a classificação de Bruxa do bem ou Bruxa do mal, assim como não tem essa de magia branca e magia negra. A magia é única e será aplicada para ajudar ou prejudicar conforme a atitude da pessoa que a pratica. Não é a magia que é branca ou preta, é a índole de quem a emprega que fará da magia algo bom ou ruim. Portanto, a definição de Bruxa do bem e Bruxa do mal não é valida. Uma Bruxa é uma Bruxa e ponto, não tem lado. Assim como a magia não é um arco-íris, no qual há a magia branca, negra, vermelha, cor-de-rosa...
Segundo: Bruxas Wiccas não acreditam nem cultuam o Diabo, pois ele é uma criação da Igreja Católica. Sabendo disto, por que os atores ou a autora da novela resolveram criar o visual da vilã da história exatamente igual ao da atriz Meryl Streep no filme O Diabo veste Prada? Está claro que o enredo do filme nada te a ver com o enredo da novela, mas não é uma “coincidência” que, justamente, a vilã da novela tenha seu visual inspirado em uma vilã de um filme cujo título envolve o Diabo? Em nenhum dos enredos se fala em adoração ao Diabo ou coisa do tipo, mas utiliza-se o Diabo para dar uma idéia de alguém perverso, muito mau. E por que a vilã desta novela teve de ter um visual igual à outra vilã? Para dizer que a Bruxa má é um ser diabólico? Será que, neste simples detalhe não há uma certa associação? É algo para se pensar...
E, para terminar por aqui, antes que eu me preocupe mais, queria citar outro aspecto da novela. No desenvolvimento da trama haverá a disputa entre duas irmãs pelo amor do mesmo homem. Serão abordados temas como amor e paixão, mas será que uma delas, ou as duas, sendo Bruxas saberão utilizar seus dons de forma correta, respeitando, principalmente, a Lei do Livre Arbítrio? Ou farão como centenas de pessoas por aí que perdem seu precioso tempo correndo atrás de super feitiços que façam com que fulano seja eternamente apaixonado por beltrano, em vez de se conectarem com as energias do Universo e da Deusa para desejar e atrair mais amor para si e para os outros? Será que vão explicar também alguns pontos básicos da Wicca como: A Lei Tríplice, na qual tudo o que se faz, tanto para o bem quanto para o mal retorna 3 vezes? Ou o Dogma da Arte, que diz que podemos fazer o que quisernos desde que não prejudiquemos ninguém? Oh dúvidas cruéis...
Sei que a nova novela das seis é ficção, mas não posso deixar de me preocupar com as consequências que podem surgir se uma informação for mal interpretada e passada para milhares de pessoas de maneira equivocada. O pior de tudo vai ser se, depois que a novela começar, alguém me olhar na rua e fizer algum comentário sobre o pentagrama que uso no pescoço. Dizendo algo do tipo: “Ah, é o símbolo das Bruxas da novela!” (Isso se chegar a aparecer um pentagrama....) Aí sim, ninguém merece...
A Wicca está aí sim, para ser divulgada e explicada para todos aqueles que ouviram o Chamado da Deusa e para aqueles que querem conhecer mais sobre A Arte. Contudo, é preciso muito cuidado e atenção para que as informações sejam passadas com responsabilidade, como realmente são e não como se fossem simples contos de fadas.
Bem, como a novela ainda não foi ao ar, só me resta aguardar e pedir à Deusa que a nossa Religião, a Arte, seja tratada com a importância e o respeito que merece. As Bruxas de hoje, de amanhã e os nossos Antepassados agradecem.
E que assim seja e assim se faça.
                              Morghana Riona


Apesar deste texto ser de 2007, de igual forma, eu acho interessante postá-lo, pois embora a novela não exista mais, a mensagem que eu passei no texto ainda é muito pertinente.
Fico por aqui. Até a próxima postagem!
"Que a luz da Lua nos ilumine sempre."


                                     

2 comentários:

  1. Muito interessante o blog. Já estou seguindo este e o Ementário Noturno, que também gostei. Tenho profunda fascinação por seres noturnos e assuntos sombrios.
    Abraço!
    Rainha da Noite

    ResponderExcluir
  2. Olá Rainha. Obrigada por seguir o blog. Sempre que quiser, sinta-se à vontade para participar. Abraços mágicos!

    ResponderExcluir

Registre aqui sua passagem e que a luz da Lua nos ilumine sempre!
)O( Morghana Riona )O(