quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Samhain - Feliz Ano Novo

Abençoados sejam!

Hoje, nesta data especial, vou postar um texto meu que julgo importante para comemorar o Dia das Bruxas.


Para mim, esta data é a mais especial de toda a Roda do Ano, não só pelo seu significado, como também por todo um conjunto que cerca esta data tão especial. Em Samhain nós comemoramos o Ano Novo Bruxo e é com muito respeito que reverenciamos nossos ancestrais e todos aqueles que partiram para o País do Verão. É uma noite importante e mágica, pois é nesta noite que a comunicação entre os dois mundos: o material e o espiritual está mais forte que o normal. Nesta noite, podemos nos concentrar e ouvir, em nosso interior, as vozes daqueles que estão sempre conosco, nos guiando e nos protegendo.
No mito da Roda do Ano, em Samhain, o Deus morre e a Deusa, em sua fase Anciã lamenta sua morte. Porém, o espírito do Deus ainda está vivo no ventre da Deusa como a criança não nascida. É o início da fase escura da Roda do Ano. Escura não no sentido de má ou algo do gênero, mas sim, escura no sentido em que as plantas morrem para renascerem posteriormente e os animais se recolhem para hibernar. É um período de introspecção e silêncio. Neste período, o Deus se transforma no Senhor da Morte e das Sombras. Famílias pagãs se reúnem, nesta noite, para homenagear os entes queridos que partiram para o País do Verão.
Em uma data tão especial como esta, fico pensando...
Como seria bom se todas as famílias, além das famílias pagãs, se reunissem e homenageassem seus entes queridos. Não quero dizer, com isso, que todas as famílias deveriam assumir os costumes bruxos e sair por aí festejando os mortos, pois esta não é minha intenção, ainda mais porque, os bruxos não obrigam ninguém a assumir nossos valores ou a cultuar o que cultuamos. Cada pessoa é extremamente livre para seguir o caminho que mais lhe convém. O que quero dizer é que, independentemente de credo, religião ou qualquer outra coisa, que todas as pessoas deveriam dedicar um momento em suas vidas para homenagear os entes queridos que partiram para o outro lado. Deveriam refletir por um momento na importância dessas pessoas em suas vidas, mesmo que tenha sido uma convivência breve, de uma forma ou de outra, estas pessoas nos deixaram algum aprendizado.
Samhain me faz refletir a importância de valorizarmos todos aqueles que não estão mais conosco e que nos deixaram seus legados, suas conquistas, suas vitórias, seus ideais e seus sonhos, muitos dos quais, nos cabe, hoje, seguir e concluir. Mas além do respeito e reverência aos que partiram, penso que também deveríamos valorizar muito mais aqueles que, assim como a Deusa e o Deus (neste período) representam nossos Anciãos, aqueles que possuem mais experiência, mais conhecimento e que gostariam de compartilhá-los conosco. Vivemos em uma sociedade que não valoriza nem um pouco nossos idosos. Os idosos são chamados de velhos de forma pejorativa e não de forma a expressar velho como sábio, com conhecimentos a passar. São considerados como uma parte da sociedade que só atrapalha, só estorva. O que é valorizado hoje, é o jovem e, vejam bem, a idade do jovem está sendo considerada cada vez mais cedo. Um bom exemplo disso são as meninas que, com idade cada vez mais precoce, passam horas em salões de beleza e assumem, cada vez mais cedo, atitudes adultas.
Eu gostaria muito que durante a noite de Samhain, as pessoas pudessem parar para refletir e dar maior valor aos que partiram e àqueles que estão se preparando para partir. Que pudessem perceber o quanto estas pessoas têm a acrescentar em nossas vidas e o quanto são importantes para nós. Não adiantará nada debulhar-se em lágrimas depois que elas não estiverem mais presentes e só depois perceber sua importância e o quanto se deixou de aprender e ensinar com elas. Por que não perceber sua importância agora, que estão conosco? Por que não tratar melhor e com mais respeito todos os nossos Anciãos? Por que não parar e ouvir mais o que eles têm a nos dizer? De uma forma ou de outra, eles são os nossos ancestrais nos falando, no presente, sobre seus conhecimentos e experiências do passado, para que os nossos passos e nossas vidas sejam cada vez melhores no futuro.
Um feliz Samhain e que sejam abençoados todos os Anciãos da Terra.
Que assim seja e assim se faça.


E aqui eu encerro com este lindo poema que encontrei em um livro um dia desses. Achei propício colocá-lo aqui.

Idoso é quem tem o privilégio de viver uma longa vida...
Velho é quem perdeu a jovialidade.
Você é idoso quando sonha...
Você é velho quando apenas dorme.

Você é idoso quando ainda aprende...
Você é velho quando já nem ensina.
Você é idoso quando tem planos...
Você é velho quando só tem saudades.

Para o idoso, a vida se renova a cada dia que começa...
Para o velho, a vida se acaba a cada noite que termina.
Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho

                                                           Autor desconhecido.

Fico por aqui. Desejo um ótimo Samhain para todos.
Antes que alguém fale, a data de hoje, no hemisfério sul é Beltane. Eu sigo a roda do ano do hemisfério sul, mas devido a parte comercial da coisa, eu também comemoro Samhain junto.
Na próxima postagem, colocarei textos sobre a roda do ano para ler e refletir.
 
 
Que a luz da Lua nos ilumine sempre!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui sua passagem e que a luz da Lua nos ilumine sempre!
)O( Morghana Riona )O(